Começo de conversa

Pra começo de conversa...


Reportagem Escrita

A reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio e/ou revista. (No nosso caso, será escrito para uma revista)

Como nesta atividade vamos produzir uma reportagem escrita, devemos saber que seu principal objetivo é informar de maneira abrangente e profunda sobre um fato ou sobre um assunto ao leitor. Para isso é importante que seja transmitida de maneira adequada e correta em relação ao uso da língua.
“Se impressa, a reportagem deve demonstrar capacidade intelectual, criatividade, sensibilidade quanto aos fatos e uma escrita coerente, que dinamiza a leitura e a torna fluente!” (Sabrina Vilarinho)
O desenvolvimento tecnológico proporcionou também à imprensa a possibilidade de usar mais recursos visuais (como fotos, gráficos, desenhos etc), o que chama mais atenção para a notícia.
A reportagem escrita é dividida em quatro partes: manchete, subtítulo, lead e corpo.

Manchete: é o título da reportagem, em geral vem escrito com fonte grande e em negrito. Tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.

Subtítulo: o subtítulo vem abaixo da manchete, com letras um pouco menores que as do título.

Lead: pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor.  Nesse lead, o repórter deve responder às seguintes perguntas: O que aconteceu? Com quem ocorreu o fato? Onde? Como aconteceu? Quando foi? E por quê? (a fonte aqui deve ser Arial ou Times 12)

Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo. Aqui se deve desenvolver o assunto, trazer informações mais profundas e curiosidades, por exemplo. (a fonte aqui deve ser Arial ou Times 12)

http://expresso.sapo.pt/50-invencoes-que-mudaram-a-nossa-vida=f554598



Modelo de reportagem

25/10/2010 12h29 - Atualizado em 25/10/2010 12h54

Reportagem mostra flagrantes de consumo de drogas nas ruas de BH

Usuários de crack, tíner e maconha podem ser vistos a qualquer hora.
A polícia alega que faz campanhas para prevenir o uso de drogas no estado.

Do G1 MG
O MGTV 1ª Edição desta segunda-feira (25) mostrou flagrantes de consumo de drogas em Belo Horizonte. Usuários de drogas como crack, tíner e maconha foram vistos durante o dia e a noite em ruas e praças da capital, durante dois dias. Repórteres não encontraram qualquer tipo de repressão durante as filmagens.

Uma reclamação comum de quem frequenta parques e praças da cidade é a violência destes locais, que deveriam servir para a circulação e para o lazer da população.

O governo do estado informou que a Polícia Militar (PM) faz campanhas educativas para prevenir o uso de drogas e que a Polícia Civil tem trabalhado no combate às quadrilhas de tráfico. Ainda segundo os dados da polícia, neste ano, foram apreendidas mais de três toneladas de maconha e 400 quilos de cocaína pela polícia, em Minas.
Segundo o subsecretário de políticas antidrogas de Minas Gerais, há medidas para promover a reinserção de dependentes de drogas. A lei prevê prestação de serviços à comunidade e o comparecimento a cursos educativos.


Observe abaixo os aspectos da reportagem: